sexta-feira, 30 de março de 2012

Old But Gold #3


Olá pessoal, sejam novamente bem vindos ao Old But Gold! Dessa vez falarei de um desenho muito conhecido de todos. Mesmo que você seja um adolescente e não tenha vivido a época, pelo menos a música dele vocês conhecem, por que se afinal, se há algo de estranho no bairro, quem você vai chamar?


Criado na década de 80, provavelmente Os Caça-Fantasmas (The Real Ghostbusters) foi inspirado no sucesso gerado pelo filme original. O desenho foi produzido pela Sony Pictures Television, DiC Entertainment e Coca-Cola e foi exibido originalmente pela ABC. No Brasil foi exibido pela Rede Globo. Provavelmente o desenho mais longo da época, durou 7 temporadas e teve (pasmem!!) 147 episódios! Acho que o titio Silvio não gostava de comprar desenhos grandes, enquanto o titio Roberto adorava (Thundercats tbm foi gigante).


            A história era praticamente a mesmo em todos os episódios. Eles caçando fantasmas oras. O grupo era composto por:

Ecto 1

  • ·         Janine Melnitz, secretária que apenas atendia o telefone, ficava lixando as unhas e era apaixonada pelo Egon, cantando e chamando ele para sair a todo momento, para desespero do Nerd tímido (nerd tímido é pleonasmo)
  • ·         Dr. Peter Venkman, o desencanado do grupo, ele era um líder sem nomeação, sempre sendo engolfado pelo Geléia. Não era muito levado a sério por seus companheiros pelas situações cômicas. Melhor citação: "Isso é péssimo pra se dizer. Egon. Você está certo, mesmo assim péssimo pra se dizer"  Seu uniforme era marrom.
  • ·         Dr. Egon Spengler, era o gênio do grupo. Criador da maior parte das teorias sobre fantasmas, era quem costumava descobrir as saídas dos problemas. Vivia tentando escapar de Janine, fato que ficou comprovadamente ineficaz na série que continuou a original, chamada Extreme Ghostbusters (Os Novos Caça-fantasmas no Brasil). Melhor citação: "Cthulhu faz Gozer parecer uma garotinha assustada"(hoje eu entendo o que o Egon quis dizer). Egon usava um macacão verde-azulado.
  • ·         Dr. Ray Stantz era o segundo mais inteligente, por vezes era o único que entendia o que o Egon dizia. Era também quem construía os aparelhos teorizados por Egon. Foi o criador das armas e aparelhos dos Caça-Fantasmas. De todos era o mais otimista e brincalhão. Melhor citação: "Eu sei, Peter tem razão. Nós precisamos te dar um nome. Só para irritar o Peter, vamos chamá-lo de... Geléia!" Sua roupa era a única praticamente igual às do filme, sendo bege.
  • ·         Winston Zeddemore é o personagem que entrou pela Cota. De todos era o único que não possui formação em Parapsicologia, na verdade ele era fuzileiro naval. É o que usa melhor as armas e é o motorista oficial do Ecto-1, carro pelo qual Winston é apaixonado. Ele foi contratado para trabalhar com os Caça-Fantasmas, mesmo sem acreditar em fantasmas. Melhor citação: "Algumas pessoas exterminam baratas, nós exterminamos fantasmas". Usava um macacão branco-gelo.
  • ·         Geléia era um fantasma que aparecia no filme original roubando comida. Uma bola de ectoplasma verde e faminta, falava embolado e vivia melecando Peter. Como ele acabou entrando para o grupo é explicado no episódio Cidadão Fantasma. Em um episódio Egon troca de corpo com Geléia e descobre o motivo dele comer tanto. Segundo Egon, tudo que Geléia consome fica com gosto de frango.


O desenho misturava vários folclores em suas histórias, desde mitologias nórdicas a halloween. Com o passar do tempo, o clima do desenho foi sendo alterado de sombrio para mais folclórico. O clima sombrio não era comum nos desenhos da época. Além disso, Geléia ganhou uma série própria, chamada As Aventuras de Geléia (Slimer!), voltada para um público mais infantil.

A abertura aí para vocês sentirem um pouco de nostalgia: 

Além da série original, em 1997 foi produzida uma série chamada Os Novos Caça-Fantasmas (Extreme Ghostbusters), que se passava sete anos depois dos eventos do desenho original. Uma nova equipe, comandada por um Egon mais velho (que não ia para o combate, era apenas consultor e líder) aparecia para combater uma nova leva de fantasmas que voltavam a assolar Nova York. Além dele voltam Janine e Geléia. Os novatos são Kylie Griffin, uma garota gênio e especialista em ocultismo. Eduardo Rivera, um latino cínico e relaxado, Garrett Miller, um jovem atleta de cadeira de rodas e Roland Jackson, um jovem gênio especialista em maquinaria.

Qualquer semelhança não é mera coincidência

            Eu gosto de postar um link com os episódios, mas esses estão difíceis. Após MUITA busca, consegui um site onde pelo menos a primeira temporada está completa. Vocês podem baixar eles aqui Rose Downloads. Os links FileServe estão todos funcionando. Agora todas as temporadas em inglês estão disponíveis no youtube e em torrent se quiser pode clicar aqui!. Pena que não era isso que eu queria, eu adorava a dublagem antiga. Seria perfeito ter achado (talvez até baixasse para mim.)


                Então pessoal, espero que tenham gostado, esse Old But Gold para mim é épico. Um desenho que cresci assistindo e que me trouxe muitas risadas, infelizmente encontrar todos os episódios dublados é tarefa mítica! Fiquem com tudo e até o próximo Old But Gold!


Nenhum comentário:

Postagens populares

Páginas

Arquivo do blog

Seguidores